Angola defronta Burkina Faso na abertura do Chan 2018

 Angola defronta Burkina Faso na abertura do Chan 2018

As duas selecções já defrontaram-se em seis ocasiões, curiosamente, todas para o Campeonato Africano das Nações (CAN) e o saldo é de três vitórias para os burkinabes, duas para os angolanos e um empate.

Esta será uma oportunidade para os Palancas Negras tentarem igualar o histórico dos confrontos entre si, embora seja numa competição reservada a futebolistas que actuam nos seus respectivos países.

No historial, o primeiro duelo aconteceu a 14 de Janeiro de 2001, em Ouagadougou, com derrota de 0-1, qualificativo ao CAN de 2002, disputado no Mali. Sob orientação de Mário Calado, alinharam nesta partida Goliath, Felipe, Neto, Didi (Julião), Paulo Silva, Paulão, Joni, Akwá (Love), Gilberto, Renato e Jorginho.

Angola somou vitórias nos dois desafios seguintes. Venceu por 2-0, dia 25 de Março, em Luanda, na segunda mão, com golos de Akwá e Quinzinho, e repetiu o feito na fase final do CAN de 2012 (2-1), em Malabo, Guiné Equatorial. Mateus e Manucho Gonçalves foram os autores dos tentos.

Depois surgiu o jogo de má memória, derrota de 0-3 no dia 10 de Setembro de 2014, em pleno estádio 11 de Novembro, qualificativo ao CAN de 2015, na Guiné Equatorial.

Desaire que deixou os amantes perplexos, numa partida envolta a polémica, com alguns titulares (Vetokele e Dolly Menga) a serem afastados por má inscrição, minutos antes do início do jogo.  A equipa técnica burkinabe reclamou dos dois atletas, por já terem actuado nos escalões inferiores da Bélgica e que os mesmos ainda não estavam habilitados para jogar naquele encontro.

Jonathan Pitróipa (dois golos) e Aristide Bancé foram os carrascos.

Com orgulho ferido, mas com o apuramento já fora de questão, os Palancas Negras foram ao terreno dos Etalons, dois meses depois (Novembro), arrancar um empate a um golo, na segunda volta. Djalma Campos foi quem marcou para a selecção nacional.

O mais recente jogo aconteceu o ano passado, em Junho, para a primeira jornada do Grupo I, de apuramento ao próximo Campeonato Africano das Nações (CAN), a decorrer nos Camarões, em 2019.

Quando as contas davam empate, duas vitórias para cada uma, Angola deixou-se ultrapassar, com derrota de 1-3, em Ougadougou.

Os burkinabes foram os primeiros a marcar, por Bancé, aos 22 minutos, mas Gelson Dala, logo a seguir, restabeleceu a igualdade.

Perto do intervalo, Bancé, na transformação de uma grande penalidade, voltou a dar vantagem aos donos da casa. Na segunda parte, o Burkina Faso fez o terceiro, aos 79 minutos, por Traoré.

No ranking da FIFA, o Burkina Faso é o 44º colocado, enquanto o combinado nacional é o 141º.

Fonte: Angop