Atleta angolana conquista cinturão na MMA

Atleta angolana conquista cinturão na MMA

A ex-judoca angolana Antónia de Fátima Moreira "Faia" conquistou o cinturão da categoria de 61 kg do Campeonato Internacional de MMA (artes marciais mistas), disputado na cidade de Pretória, na África do Sul.

Para conseguir o feito, “Faia” precisou de apenas dois rondes dos cinco previstos e derrotou, sábado, a sul-africana Christine Wolmarrans, que teve de abandonar a luta por incapacidade, depois de sofrer rudes golpes, principalmente no rosto.

Assim, a lutadora angolana destrona a sua adversária, que detinha o título continental da especialidade. Para enfrentar a oponente, “Faia” , que pesa 70 kg, teve de baixar para 61, num esforço surpreendente de preparação e condicionamento físico-atlético.             

Na sua estreia, em Junho de 2018, na mesma cidade sul-africana, a representante do país já havia vencido Christine Wolmarrans.

Em função do triunfo, a manager da atleta, Anzeye das Neves, considerou à Angop importante passo na carreira da mesma e do desporto angolano, prometendo trabalhar arduamente para que se possa encontrar a adversária para o próximo combate de defesa do cinturão.

Nascida em Abril de 1982, Antónia de Fátima "Faia", vice-campeã do mundo em 2011, na Roménia, campeã africana de 2004 e medalha de ouro 2015 nos Jogos Africanos, iniciou a sua nova carreira no MMA há dois anos, após terminar o judo nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016.

Além do MMA e do judo, a atleta já praticou karaté e kickboxing durante cinco anos.

Durante os 28 anos de carreira, a actual instrutora e treinadora de judo arrecadou duas dezenas de títulos e esteve nos Jogos Olímpicos de Atenas2004, Londres2012 e Rio2016.

O MMA é uma junção das artes marciais que incluem tanto golpe de combate em pé, quanto técnicas de luta no chão. Os combates integram uma grande variedade de técnicas permitidas de artes marciais, tais como golpes utilizando os punhos, pés, cotovelos, joelhos e técnicas de imobilização.