AFROBASKET 2025: Angola 10 anos depois arrebata o título de Campeã

AFROBASKET 2025: Angola 10 anos depois arrebata o título de Campeã

Angola voltou ao topo do continente africano no basquete masculino.

Domingo (24), no Pavilhão Multiusos (arena do Kilamba) de Luanda, capital do país, a seleção angolana masculina venceu o Mali por 70 a 43 e conquistou o título do Afrobasket 2025. Uma conquista continental que é a 12ª na história da equipe e que não acontecia desde 2013. Childe Dundão (ANG) foi o cestinha do jogo, com 16 pontos.

Diante de uma lotada Arena do Kilamba, os angolanos dominaram do início ao fim do confronto.

Eficientes na defesa, a seleção da casa começou a construir vantagem no primeiro quarto, que foi de quatro pontos (14 a 10).

No segundo período, a superioridade passou a ser maior, com Angola indo ao intervalo com 12 de vantagem (32 a 20).

Empurrada pela torcida, a equipe voltou para metade final ainda mais eficiente, tanto na frente quanto no setor defensivo, com isso, aumentou a diferença, ajudada pelos arremessos certeiros de três de Selton Miguel (ANG) e Childe Dundão (ANG), terminando o terceiro período com 20 pontos na frente (51 a 31).

O quarto e último período confirmou a superioridade angolana. O Mali sequer ameaçou e em nenhum instante do jogo liderou o marcador.

Com tranquilidade, Angola assegurou a vitória por 70 a 43 e tornou-se campeã da África pela 12ª vez - em 31 edições realizadas.

Esse título significa muito para o país.