Angola nos Quartos de Final na Libia

afrobasket-2009.jpgA selecção nacional de basquetebol garantiu presença nos quartos de final do Afrobasket2009, ao vencer hoje a Côte d'Ivoire, no pavilhão Souleiman Darat, em Benghazi, por 88-61, num jogo em que teve como expoente máximo o extremo-base Carlos Morais, autor de 18 pontos e três ressaltos.

 Durante 29 minutos e 58 segundos em campo, Morais liderou a equipa que em momento algum foi ultrapassada e nem alcançada no marcador, concretizando cinco dos oito triplos tentados e três lances livres.

 Angola teve os primeiros dez minutos controlados, os quais venceu por 24-18, mas se viu forçada a empenhar-se no período seguinte, altura em que os ivoirenses melhoraram a defesa e sob liderança Tape Eric (nove pontos) reduziram a desvantagem até à margem mínima (31-30), quando restavam cinco minutos para o término da primeira parte. Ao intervalo a vantagem era de cinco pontos (41-36).

 Apesar de ter sido a Côte de d'Ivoire a dar os primeiros sinais de mudança no segundo tempo, o conjunto nacional, como tem sido hábito nesta prova, suplantou-se ao adversário, valendo-se da maior experiência e capacidade técnica dos seus jogadores.

 Carlos Morais, com quatro triplos, e Olímpio Cipriano, um, encarregaram-se de fixar pela primeira vez no jogo a diferença acima dos 10 pontos (59-45), transmitindo maior confiança ao grupo, sobretudo aos colegas Bonifácio, Felizardo Ambrósio e Leonel Paulo, que saídos do banco mostravam intranquilidade com perdas de bolas e maus passes.

 Angola soma 10 pontos na liderança do grupo E dos oitavos-de-final e defronta terça-feira a congénere da Nigéria, naquele que será o seu primeiro teste de "fogo" no Afrobasket2009. Os ivoirenses têm sete pontos na quarta posição do grupo.