Angola é o 12º colocado do Raking FIBA

angolaafrobasket2009.jpgAngola defronta hoje, às 19h00, a Cote DIvoire, na final da 25ª edição do campeonato africano de basquetebol sénior masculino, que decorre na Líbia.
 
Para chegar à final, os campeões em título afastaram esta sexta-feira a Tunísia por 79-69, enquanto os ivorienses eliminaram os vice-campeões africanos Camarões por 68-61.
 
Estas duas selecções já se defrontaram nesta prova, com triunfo angolano por 88-61, nos oitavos-de-final. Esta é a segunda final entre os dois conjuntos. A primeira ocorreu no longínquo ano de 1985, na Cote DIvoire, com triunfo dos Anfitriões, numa altura em que Angola acabava de entrar nas competições continentais.
 
Angola é o 12º colocado do Raking FIBA e já venceu nove vezes esta competição. A Cote DIvoire ocupa a 51ª posição e tem dois título do Afrobasket. Estes dois conjuntos estão já qualificados para o próximo campeonato do mundo.
 
E apesar das dificuldades que muitos angolanos tem encontrado para aquisição de vistos para a Líbia, um grupo de 100 conseguiu finalmente autorização e partiu nessa sexta-feira para Tripoli.
 
Mais de cem apoiantes da nossa selecção conseguem o visto de passagem para a Líbia para torcerem a favor da selecção de basquete para mais uma vitória de mais um campeonato africano de Basquetebol. Assim o cinco nacional conta com mais adeptos para o devido apoio.