Deca-Campeãs Africanas chegam hoje ao país.

andebol_tetra_campeasA selecção nacional sénior feminina de andebol conquistou sábado ultimo a sua decima taça continental ao vencer a Tunísia por 31-30 na final do 19 Campeonato Africano das Nações, que decorreu de 11 a 21 do mês em curso no Egipto.

Os instantes finais do desafio foram marcados pela ansiedade e pelos nervos a flor da pel.

A três minutos do fim, o placar marcava 29-27, mas a Tunísia não desarmava a pressão de quem estivesse com a bola e Angola com largas possibilidades dificultava ainda mais o seu jogo, em que muita boa gente já não acreditava numa possível vitoria de Angola.

Com o tempo a escassear, Angola tinha dois adversários no pavilhão:

Para além da Tunísia, estava o público que ao longo de todo o desafio sempre puxou a favor das adversárias.

Mas apesar disto no fim de tudo a vitória sorriu para Angola.

s.

Ouvíamos o ministro da juventude e desportos, Gonçalves Muandunba reagindo a conquista do décimo título continental pelas nossas meninas de ouro.

E o comentarista desportivo Domingos do Nascimento diz que a vitoria das nossas meninas de ouro não surpreendeu. O que surpreendeu mesmo foi a forma como elas ganharam.

O sete nacional feminino de Andebol conquista deste modo o seu sétimo título consecutivo e o décimo da história do Andebol Feminino em África.

Dizer que o sete nacional masculino obteve o 5 lugar

Eis a classificação final em femininos:

Angola
Tunísia
Cote d'Ivoire
Argélia
Congo Brazaville
6 Egipto
Camarões
RDC

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Quanto à classe masculina:

Tunísia
Egipto
Argélia
RDC
Angola
Marrocos
Nigéria
Congo Brazzaville
Gabão
10 Camarões
11 Libia
12º Cote d'Ivoire


 

 

 

 

 

 

 

 

A chegada da selecção feminina está prevista para as dezoito horas e trinta minutos desta segunda-feira.

As deca-campeãs africanas terão recepção condigna no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro e uma passeata por algumas artérias da cidade capital, com termo no complexo da Cidadela Desportiva, de acordo com um programa da Federação Angolana de Andebol.

Entidades ligadas ao desporto angolano, e não só, estarão presentes no acto que será marcado, entre outras actividades, pela entrega de flores à delegação participante a XIX Taça de África das Nações em andebol e discursos de boas vindas proferidos pela governadora de Luanda, Francisca do Espírito Santos, e a ministra da Família e Promoção da Mulher, Genoveva Lino.

Ao ministro da Juventude e Desportos, Gonçalves Muandumba, está reservado o discurso de encerramento.

Depois de sair do aeroporto, a comitiva vai percorrer as ruas Revolução de Outubro, Hochi Min, os largos Deolinda Rodrigues e 1º de Maio, a avenida Hoji ya Henda e concentra-se na Cidadela.

A equipa sénior masculina, que ocupou o quinto lugar na sua classe, integra igualmente a caravana.