Angola X Alemanha em jogo decisivo

basketA Selecção Nacional Sénior Masculina de Basquetebol joga hoje, às 19h00 (17h00 em Luanda), com a similar da Alemanha, na cidade turca de Kayseri, uma cartada decisiva para as suas aspirações no 16º Campeonato do Mundo, numa partida em que só a vitória interessa para manter acesas as possibilidades de passagem aos oitavos-de-final.

Em igualdade de circunstâncias, três jogos, uma vitória, duas derrotas, e quatro pontos para cada selecção, angolanos e alemães, que jogam pela segunda vez em campeonatos do mundo, fazem-no com o mesmo objectivo, o de chamar a si a conquista dos dois pontos, para não ficarem dependentes de terceiros no Grupo A.

A praticarem um basquetebol aquém do habitual, o confronto entre Angola, 12º classificado do ranking FIBA, com 205 pontos, e Alemanha, sétimo, 322, pontuável para a quarta jornada, prevê-se que venha a ser renhido do primeiro ao último minuto, à semelhança do que aconteceu na histórica partida do Mundial do Japão, em 2006, onde o vencedor só foi encontrado após a disputa de três prolongamentos, 103-108, a favor dos germânicos.

Com uma selecção mais alta e mais pesada, os germânicos partem com ligeiro favoritismo para a obtenção do triunfo no embate desta noite. Caso queira continuar a sonhar com a melhoria do nono lugar conquistado no último campeonato, o combinado nacional, às ordens do português Luís Magalhães, tem de fazer melhor em relação à partida contra os argentinos.

Defender bem, procurar gerir os 24 segundos de posse de bola, e melhorar a eficácia, são predicados que se recomendam para vergar a astuta formação alemã.
Ciente das dificuldades, Magalhães e pupilos sabem que se falharem complicam as contas. Interessados em fugir ao recurso à calculadora, o cinco angolano tenta reverter o histórico de disputas entre ambas.
Sem o carrasco dos angolanos Dirki Nowitzki, extremo-poste dos Dallas Mavericks, a Alemanha conta com Greene Demirel, que em 2006 marcou 14 pontos.
Por banda dos decacampeões africanos, no ano acima mencionado, Olímpio Cipriano destacou-se com 33 pontos, seguindo de Eduardo Mingas, 22, e Joaquim Gomes "Kikas", 21.

Nos três desafios entre os dois conjuntos, dois nos Jogos Olímpicos, e um no mundial, os europeus venceram todos. Em 1992, nos Jogos Olímpicos de Barcelona, Espanha, 64-63. Em 2006, no Japão, 108-103, e em 2008, nos Jogos Olímpicos de Pequim, China, 95-66.