Ministro Muandumba leva esperança à escola Norberto de Castro

muandumbaO ministro da Juventude e Desportos, Gonçalves Muandumba, afirmou hoje, em Luanda, que o pelouro vai apoiar a escola de formação académica e desportiva "Norberto de Castro", mas alertou que se trata de uma infra-estrutura privada que necessita da intervenção de outros sectores.

Durante a visita de trabalho que efectuou esta manhã às instalações da instituição, localizada no município de Viana, reconheceu tratar-se de um empreendimento privado que presta grande contributo ao país, acrescentando que a ideia é mobilizar sectores como o Ministério da Educação, Energia e Águas, Hotelaria e Turismo para que a escola se mantenha em funcionamento.

A deslocação de Gonçalves Muandumba ao complexo desportivo "Norberto de Castro" surge na sequência do anúncio de encerramento feito no passado dia 4, em conferência de imprensa, pelo proprietário, alegando questões financeiras.

Durante a sua estada no empreendimento, inaugurado a 28 de Agosto de 2005 pelo Presidente da República, José Eduardo dos Santos, o titular do MJD disse ter sido informado sobre as dificuldades de acesso à escola, de água e de energia, serviços que na sua óptica têm influência directa na vertente desportiva, onde a prática é gratuita.

"Precisamos de uma intervenção integrada de vários sectores. Vamos ter que nos mobilizar para que a iniciativa, embora privada, não pare de funcionar", frisou.

Gonçalves Muandumba reiterou que se trata de algo privado, mas que devido ao serviço que presta ao país, é lícito que se mobilize alguma ajuda, sem, no entanto, especificar.

Indicou apenas que o Ministério da Juventude e Desporto aborda com parceiros a legislação que prevê apoios para as instituições desportivas, acrescentando que é neste âmbito que o complexo "Norberto de Castro" poderá ser ajudado.

A infra-estrutura ficou orçada em mais de dez milhões de dólares norte-americanos. Na escola Norberto de Castro praticam desporto 200 jovens na modalidade de futebol nas categorias de iniciados, juvenis e juniores, enquanto em basquetebol, introduzido em 2009, existem 70 alunos dos 10 aos 12 anos.

Do lado académico, tem dez salas de aulas da iniciação à 9ª classe, estando já concluídas outras nove para o ensino médio no próximo ano, incluindo laboratório, sala de informática e de reuniões.

No total a escola possui 415 alunos repartidos em dois turnos (manhã e tarde), sendo que a actividade desportiva se realiza no período contrário as aulas académicas.