D´Agosto com mais argumentos para revalidar título nacional

dagosto_1A 33ª edição do Campeonato Nacional de Basquetebol Sénior Masculinos começa sexta-feira com a participação de 12 equipas, das quais quatro candidatas ao título (1º de Agosto, Libolo, Petro de Luanda e Interclube), sendo os "militares" os principais favoritos.

Mesmo não tendo reforçado muito o seu plantel, como aconteceu com as outras três equipas (Libolo, Petro e Interclube), o 1º de Agosto afigura-se como favorito a conquista do seu 17º título nacional, pois possui o plantel mais experiente e competitivo da prova, apesar das saídas de Rodrigo Mascarenhas e Francisco Jordão.

Para colmatar as duas saídas, o clube "militar" conta com os préstimos do base-extremo norte-americano Karlton Mims e o poste angolano Hélder Ortet.

A coesão e o tempo que os atletas têm juntos tornam a formação orientada por Luís Magalhães, teoricamente, a número um do basquetebol no país. Prova disso é o facto de maior parte da selecção nacional, deca-campeã africana, ser composta por atletas "rubro-negros", clube em que se destacam Kikas Gomes e Miguel Lutonda.

Com 2,00 metros, Kikas é o melhor jogador angolano da actualidade e uma das principais referências do 1º de Agosto e da selecção nacional, tendo sido eleito MVP do campeonato nacional em 2009 e do Afrobasket2009. A combinação entre o basquetebol universitário norte-americano, o holandês e o alemão o transformou num "novo Jean Jacques".

Lutonda (melhor triplista de 2009/2010), com 39 anos de idade é o "símbolo" dos "rubro-negros". É o mais querido dos adeptos e tem sido decisivo nos encontros em que é chamada a sua experiência. Além destes, o plantel tem outros argumentos que o colocam no topo entre os favoritos.

De seguida vem a formação do Recreativo do Libolo que disputou o último nacional com o 1º de Agosto, impondo-se como segunda força no país, relegando o Petro de Luanda para o terceiro plano.

Comparativamente aos "militares", os "libolenses" têm um plantel mais jovem, mas, apesar desta juventude, possa perder com a falta de experiência.

A equipa perdeu Carlos Morais, Luís Costa, Gerson Monteiro (extremos) e Omar Peterkins (poste) e equilibrou com as entradas de Abdel Bouckar (poste), Mayzer Alexandre e Simão Santos (extremos). Nesta ordem de ideia, pela qualidade dos que saíram e dos que entraram, a formação do Kwanza Sul ficou mais fragilizada na área dos postes.

Abdel, parado a quase dois anos por lesão, terá a dura tarefa de substituir o norte-americano Omar que, na época passada, se destacou defensivamente e a nível dos ressaltos. A falta de ritmo do poste angolano poderá ser um obstáculo no início, mas se conseguir recuperar a sua antiga performance, que fez dele um dos melhores no país, será um autêntica "dor de cabeça" para os adversários.

Mayzer Alexandre e Simão Santos foram regulares na temporada finda e são boas alternativas para Luís Costa e Gerson Monteiro. Nenhum dos dois está ao mesmo nível que Carlos Morais (melhor triplista do Afrobasket2009), mas com ajuda de Olímpio Cipriano poderão fazer a diferença.

O Libolo conta ainda com Reggie Moore (melhor marcador da época 2009/2010), Milton Barros (campeão africano) entre outros para discutir o título nacional.

O Petro de Luanda passou para terceira potência do basquetebol angolano, depois do Libolo ter conquistado a Taça de Angola e terminado como vice-campeão nacional. Olhando para o seu plantel, dos candidatos é, teoricamente, o menos favorito.

Os reforços norte-americanos estiveram bem no torneio Victorino Cunha, conquistado pelos "petrolíferos", mas entre o Campeonato Nacional angolano, um dos mais competitivos de África, e um torneio onde as equipas aproveitam para se preparar há uma grande diferença.

O Regresso de Carlos Morais surgiu como um "balão de oxigénio" para os adeptos e equipa técnica que não se mostravam nada optimistas para época que inicia sexta-feira. Paulo Santana (Base), Roberto Fortes (extremo) e Divaldo Mbunga (poste) são outros dos nomes mais sonantes do conjunto "tricolor" que aposta na juventude.

Tendo em conta o plantel que foi para o estágio nos Estados Unidos, o Petro de Luanda vai encontrar muitas dificuldades no jogo interior, onde Mbunga, Miguel Kiala e Idelfonso Kiteculo terão que travar duras "batalhas" com Kikas, Felizardo Ambrósio (1º de Agosto), Moore (Libolo) e Mingas (Interclube) jogadores melhores dotados tecnicamente e mais experientes.

O Interclube volta a estar entre os candidatos depois de três anos afastados da restrita lista dos chamados "grandes". Das quatro equipas, os "polícias" foram os únicos a reforçarem até a equipa técnica (José Carlos Guimarães) num grupo onde o destaque recai para o regressado Eduardo Mingas (poste).

O tri-campeão africano, de 31 anos de idade e 1,98 metros, terminou contrato com o Petro de Luanda e abraçou o projecto do Interclube que pretende conquistar o primeiro título do seu historial, depois de já ter alcançado a segunda posição, tanto a nível nacional como internacional (Taça dos Clubes Campeões/2005).

Nesta sua primeira "luta" pelo troféu de campeão nacional, como treinador, José Carlos Guimarães vai contar também com jogadores já adaptados ao basquetebol angolano como Lifetu Selengue (poste), José Nascimento (extremo) e o norte-americano Shannon Crocks (base), além de outros provenientes do exterior mantendo equilíbrio nas várias posições.

Seguem-se quatro equipas que apostam no quinto lugar, como são os casos do Atlético Sport Aviação (ASA), Universidade Lusíadas, Sporting de Cabinda e Clube Desportivo da Universidade Agostinho Neto (CDUAN), onde os "aviadores" são os "super" favoritos.

Sporting de Luanda, Vila Clotilde, Santos FC (ex-Imbondeiro de Viana) e Vila Estoril vão disputar do 9º ao 12º.

No entanto, apesar do favoritismo teórico, sobretudo na luta pelo título, a prova está aberta a surpresas.