Muandumba garante prémio adicional em caso de vitória no Madagáscar

BASkBAI12014Em caso de vitória no Campeonato Africano "Afrobasket2011", 17 a 28 de Agosto, em Antananarivo, Madagáscar, que dá acesso aos jogos olímpicos de Londres/2012, os integrantes da selecção nacional terão direito a um valor monetário adicional ao prémio estabelecido por lei.

A informação foi prestada esta terça-feira pelo ministro da Juventude e Desportos, Gonçalves Muandumba, que falava durante um encontro que manteve, no Estádio 11 de Novembro, em Luanda, com a delegação, explicando que isso consta de um decreto (nº 33/96) que faz menção ao referido acréscimo de comum acordo entre os ministérios dos Desportos e das Finanças.


"O decreto 33/96 estabelece que para o vencedor de um campeonato africano qualificativo aos jogos olímpicos há outro tipo de remuneração a ser estabelecido entre os ministérios dos Desportos e das Finanças superior ao previsto por lei", explicou.


O decreto de 8 de Novembro de 1996 especifica que para o vencedor de uma competição africana, no que tange às modalidades colectivas, tem direito a um bónus financeiro de sete mil dólares (1º classificado), três mil dólares (segundo) e mil dólares (terceiro).


Depois de uma reunião à porta fechada com a delegação basquetebolista (excepto o técnico principal, o francês Michel Gomez, que se encontra em França a preparar o estágio), Gonçalves Muandumba apelou para uma maior concentração no objectivo de conquista do evento para aquilo que considera de "primeira preocupação".


Afirmou que antes dos prémios deve existir o espírito de entrega, de humildade, bem como o sentimento de nação para que a conquista do Afrobasket2011 seja uma certeza, um desafio que considerou de todos os angolanos.


"As vitórias ao nível dos campeonatos africanos de basquetebol são um património de Angola. O desafio que se coloca agora é mantermos o testemunho. O objectivo é Londres2012, mas antes temos de passar, obviamente, por Madagáscar", sublinhou.


Gonçalves Muandumba indicou que por parte do Governo estão criadas as condições para que não falte absolutamente nada do ponto de vista logístico para o bom desempenho do combinado nacional, alertando em seguida aos membros federativos para o cumprimento escrupuloso das orientações recebidas.


Na ocasião, o titular dos Desportos foi informado do ciclo de preparação da equipa nacional desde o início em Luanda, passando por Cabinda até ao fim do estágio na China, com a participação em duas Taças Stankovic. A primeira de 1 a 4 de Agosto e a segunda de 6 a 9 do mesmo mês.


Os campeões africanos seguem para o Madagáscar dia 10 de Agosto, onde disputam o Afrobasket no grupo B, ao lado do Tchad, Marrocos e Senegal.