Selecção Nacional de Basquetebol deixa Guimarães, rumo Hainning China

decacamp12010A Selecção Nacional Sénior Masculina de Basquetebol deixa hoje, às 7h00, a cidade portuguesa de Guimarães, rumo ao Porto, de onde embarca às 11h00, para Frankfurt, em trânsito para Hainning, China, palco de disputa de 1 a 4 de Agosto, da primeira de duas edições da Taça Borislav Stankovic.

Depois de ter estagiado dez dias em terras lusas, onde disputou entre os dias 22 e 24 do corrente o Torneio Internacional de Guimarães, os decacampeões africanos, na curva descendente da preparação para o Afrobasket-2011, a decorrer de 17 a 28 de Agosto, na cidade malgaxe de Antananarivo, vão defrontar agora adversários mais fortes, quer em termos físicos como de classificação no ranking da FIBA.


Austrália, China e Rússia, opositores do cinco nacional, são, por essa ordem, nono, décimo e 11º colocados no ranking FIBA, contra o 13º lugar dos angolanos. Os exactos 20 dias da estreia no Campeonato Africano das Nações frente à similar do Chade, o combinado angolano, às ordens de Michel Gomez, procura limarem, no continente asiático, as últimas arestas de modo a estar em forma desportiva na prova qualificativa para os Jogos Olímpicos de Londres-2012.


Com mais de um mês de preparação dividido por trabalhos em Luanda e Cabinda, primeira etapa, França, segunda, Portugal, terceira e China, quarta e última, os deca-campeões, nas vozes do poste e capitão de equipa, Joaquim Gomes "Kikas", e do base Armando Costa, concordaram, em declarações ao Jornal de Angola, ser este o momento para se exibirem a um nível mais elevado. Na segunda etapa da Borislav Stankovic, a disputar-se na cidade de Guangzho, de 6 a 9, os detentores do título continental jogam ante as congéneres da Nova Zelândia, 18º no ranking, Sérvia e país anfitrião.


Sem jogadores indisponíveis no grupo, o seleccionador nacional pode dar-se por feliz e esfregar as mãos de contente. Às ordens de Gomez exercitam-se os 12 para a operação Antananarivo. Eis os jogadores: Milton Barros, Domingos Bonifácio, Armando Costa, Carlos Morais, Joaquim Gomes "Kikas", Eduardo Mingas, Miguel Kiala, Felizardo Ambrósio, Simão Santos, Jorge Tati, Valdelício Joaquim e Leonel Paulo.


Os outros adversários de Angola no Grupo B do Afrobasket são Senegal, dia 20, e Marrocos, último opositor da fase preliminar, dia 22.