Cinco nacional retempera energias rumo ao título do Afrobasket

afrobask120100A selecção nacional de basquetebol recupera as energias perdidas ontem na suada vitoria sobre os camarões por 84-83 após prolongamento. O cinco nacional, vira agora as baterias para o jogo de amanhã frente a Nigéria para as meias-finais.

A Selecção Nacional Sénior Masculina de Basquetebol derrotou a similar dos Camarões, por 84-83, e carimbou a passagem às meias-finais da 26ª edição do Campeonato Africano das Nações, Afrobsket-2011, a decorrer em Antananarivo.


Após igualdade nos 40 minutos de tempo regulamentar, 76-76, os angolanos tiveram de disputar um prolongamento de cinco minutos. Mais competentes, os campeões conseguiram vergar, com garra e determinação, a aguerrida formação dos Camarões.


Os campeões africanos só conseguiram assegurar o triunfo a dois segundos do final do encontro, altura em que o extremo Carlos Morais, da linha dos lances livres colocou o marcador em 83-84, numa altura em que Angola perdia por 83-84. Os atletas nacionais tiveram a garra dos heróis.


No primeiro quarto as duas selecções exibiram-se a grande nível e o resultado final foi de 24-24.


No segundo período, os campeões africanos, com inúmeras perdas de bola, não conseguiram manter o mesmo ritmo, perdendo pelo parcial de 22-12 e saíram para o intervalo em desvantagem por 36-46. As dificuldades pesavam.


No reatamento, a selecção teve inúmeras dificuldades para impor o seu estilo de jogo. À passagem dos 6m11s do derradeiro quarto, depois de estar a perder por 61-65, os campeões africanos conseguiram finalmente dar um safanão na partida. Milton Barros, a cinco segundos do final dos 40, com um triplo, colocou Angola no prolongamento.


Amanhã, nas meias-finais, Angola defronta a selecção da Nigéria, enquanto a Tunísia tem pela frente a Costa do Marfim.