Angola soma e avança

anoklA Selecção Nacional de andebol qualificou-se, ontem, para os quartos-de-final do Campeonato do Mundo de andebol sénior feminino, ao derrotar a similar da Coreia do Sul, por 30-29, num jogo equilibrado e impróprio para cardíacos.

Angola entrou bem, sem o nervosismo habitual, e aos dois minutos já levava uma vantagem de três golos. Muito bem a defender e certinho no ataque, o "sete" nacional foi comandando as operações.


A Coreia do Sul, depois de um bom começo, foi tirando proveito das falhas no ataque angolano para encurtar a diferença.


As angolanas galvanizadas pela vantagem precipitavam os remates, que eram ou defendidos pela guardiã coreana ou iam para fora.


Vivaldo Eduardo foi obrigado a pedir o desconto de tempo para fazer correcções tácticas e pedir calma às atletas.


Apesar disso, continuaram a revelar falta de concentração e serenidade nas acções ofensivas e as coreanas foram tirando partido da situação para tentar reduzir a desvantagem, mas a defesa angolana continuava certa, anulando os ataques contrários.


Perto dos 20 minutos, Angola voltou a permitir a aproximação no marcador e as coreanas estiveram perto de igualar a partida. A defender bem, era no ataque que as coisas não corriam com perfeição, o que fez que, aos 24 minutos, a diferença do resultado fosse mínima.


Num um jogo de paciência, o que algumas angolanas não possuíam, a Coreia chegou à igualdade aos 27 minutos e esteve perto de se adiantar no marcador, mas Odete Tavares impediu que tal acontecesse.


Ao intervalo registava-se uma igualdade a 13 golos, consentida, pois as andebolistas angolanas não tiveram discernimento para manter a vantagem inicial de três golos.


No reatamento, Angola entrou mal e a Coreia passou para à frente do marcador, montando uma defesa acima da linha dos nove metros, até que, aos quatro minutos, as comandadas de Vivaldo Eduardo restabeleceram a igualdade.


O resultado foi-se alternando, com as angolanas a correr sempre atrás do prejuízo até aos dez minutos, altura em que o papel se inverteu.


O equilíbrio manteve-se até ao final da partida, com alternância no marcador, mas Angola ganhou uma vantagem de dois golos quando faltavam quatro minutos para o termo da partida e no final a vitória sorriu às angolanas. Foi o delírio nas bancadas e a festa entre as atletas e o banco técnico.