Cerimónia de encerramento terá 30 minutos

mundial_cerimoniaTrinta minutos é o tempo previsto para a cerimónia de encerramento do Mundial2010, a decorrer esta noite no estádio Soccer City, em Johanesburgo, onde 90 mil adeptos devem assistir ao jogo entre Holanda e Espanha

O programa oficial inicia-se às 18:30 locais (17:30 de Angola) com o tema oficial do torneio "Waka Waka", na voz da colombiana
Shakira, acompanhada por Freshlyground e por uma banda local.

Além da artista, cujo tema é uma versão da canção tradicional africana "Zangalewa", haverá a apresentação de Joseph Shabalala
(uma lenda da música sul-africana) e outros artistas, como Ladysmith Black Mambazo, Jozi, Stoan Seate, Slikour, Zuluboy, Abigail Kubeka, Theo Kgosinkwe, Nianell e Wouter, o grupo tradicional Ihashi Elimhlophe, 2Face da Nigéria e Samini do Gana.

A sessão de encerramento vai envolver 780 pessoas, entre artistas, músicos e ajudantes, numa actividade que se prevê ter uma audiência de aproximadamente 500 milhões de espectadores, espalhados em 215 países do Mundo.

A componente cultural prevê uma coreografia assente num tema jovem e contemporâneo, que vai juntar, no mesmo palco, a tecnologia com o espírito africano, segundo os organizadores.

Diferente da cerimónia de abertura, marcada por uma forte componente tradicional africana, a sessão desta noite terá mais efeitos especiais, para dar ao cenário um aspecto jovem.

A festa fará alusão às experiências dos adeptos e realizará um percurso pelos diversos períodos da Copa, desde a fase de grupos até a final, devendo terminar com uma dança original e com o retorno de todos os artistas para cantar juntos.

A parte política incluirá os discursos de Joseph Blatter (presidente da FIFA) e Jacob Zuma (Presidente da África do Sul), que vão intervir diante de centenas de chefes de Estado, incluindo o Presidente José Eduardo dos Santos.