Governo Nigeriano retirou acusações de traição e contrabando de armas a Henry Okah

liderdeltaniger.jpgO chefe do Movimento para a Emancipação do Delta do Níger (MEND), Henry Okah, vai processar o Governo angolano por "prisão e detenção ilegal", noticiou quarta-feira o diário privado nigeriano "This day" citando o seu advogado, citando pela agência Pana press.
 
 "Henry Okah decidiu processar o Governo de Angola por o ter detido durante cinco meses sem julgamento", declarou o advogado. Henry Okah foi detido por presumível tráfico de armas e preso em Angola em Setembro de 2007 antes de ser repatriado para a Nigéria em Fevereiro de 2008, onde era acusado de traição.
 


O investigador sobre questões africanas Júlio Vicente dúvida da eficácia da intenção do chefe do Movimento para Emancipação do Delta do Níger em processar o governo angolano.O insucesso de Henry Okah terá a justificação da falta de apoio da comunidade internacional defende o investigador africano.
 

Henry Okah foi detido por presumível tráfico de armas e preso em Angola em Setembro de 2007 antes de ser repatriado para a Nigéria em Fevereiro de 2008, onde era acusado de traição.
 
O chefe do Movimento para a Emancipação do Delta do Níger foi libertado em Julho passado após aceitar a amnistia proposta aos combatentes do MEND pelo Presidente Umaru Yar'Adua.
 
Desde a sua libertação, Henry Okah está na África do Sul em tratamento médico.