Hugo Chaves e a lei para derrubar aviões ilegais

hugo-chaves1.jpgO presidente da Venezuela, Hugo Chávez, disse nesta quinta-feira que seu governo está avaliando a possibilidade de aprovação de uma lei que autorizaria as Forças Armadas a derrubar aviões ilegais que utilizem o espaço aéreo venezuelano como corredor para o tráfico de drogas.
 
Segundo Chávez, atualmente as autoridades venezuelanas interceptam as aeronaves provenientes principalmente da Colômbia, e "perseguem" os aviões, mas não podem derrubá-los.
 
O presidente venezuelano voltou a responsabilizar o governo dos Estados Unidos pelo narcotráfico na região e por não tomar medidas eficazes para combatê-lo.
 
.
As declarações do presidente venezuelano foram feitas um dia depois da divulgação de um relatório anual do Departamento de Estado americano que avalia que Venezuela, Bolívia e Mianmar "fracassaram de forma evidente" em cumprir com o combate ao narcotráfico.
 
A Venezuela rompeu em 2005 o convênio de cooperação com a DEA (Agência Antidrogas dos EUA). Desde então, os EUA passaram a acusar o governo venezuelano de não cooperar na luta contra o narcotráfico na região