Aquecimento global uma preocupação dos lideres mundiais

aquecimento_global.jpgO Presidente norte-americano, Barack Obama, disse hoje estar "determinado" a agir contra o aquecimento global, mas admitiu que o caminho até à cimeira do clima, em Dezembro na cidade de Copenhaga, será difícil.
 
"A ameaça que as alterações climáticas representam é grave, urgente e crescente", declarou Obama, na abertura de uma conferência sobre o clima que decorre hoje em Nova Iorque, na véspera do início da Assembleia-Geral das Nações Unidas.
 
O Presidente Norte-Americano assumiu o combate às alterações climáticas como uma das prioridades da sua presidência - em contraste com a actuação da Administração Bush -, mas os Estados Unidos, um dos maiores poluidores mundiais, continuam reticentes em aceitar os cortes nas emissões de dióxido de carbono considerados necessários para inverter o aquecimento do planeta.
 
Contudo, Obama admitiu que "é necessário não ter ilusões, pois o mais duro está por fazer" nas semanas até à crucial conferência na capital dinamarquesa.
 
Falando perante mais de cem líderes mundiais reunidos em Nova Iorque, Obama recordou o seu compromisso de, até 2020, reduzir as emissões de gases com efeito de estufa para os níveis de 1990.
 
Mas se os países ricos "devem dar o exemplo" nesta matéria, Obama acredita que "os países em rápido crescimento, que vão estar na origem da quase totalidade do aumento das emissões mundiais de gases de carbono nas próximas décadas, devem também fazer o seu trabalho".