Depois de Reino Unido e Polónia Itália vai enviar mil soldados de reforço para o Afeganistão

afgDepois de Reino Unido e Polónia Itália vai enviar mil soldados de reforço para o Afeganistão.

Roma vai enviar um reforço de cerca de 1000 soldados para o Afeganistão.

É mais uma resposta aos pedidos do Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, que na terça-feira à noite anunciou o envio de 30 mil soldados para o teatro de guerra e anunciou as condições para uma retirada, a começar a partir de Julho de 2011.

Os jornais italianos tinham escrito que o Governo se prepara para enviar mais 1500 militares. Numa entrevista publicada hoje no "Corriere Della Sera", o ministro da defesa, Ignacio La Russa, explica que o Executivo e as chefias militares ainda trabalham "sobre números que vão de 500 a 1500": o "número 1000 é um número médio, uma ordem de grandeza relativamente próxima do que será o número definitivo".

Washington já confirmou que está a pedir "entre cinco a sete mil" soldados aos países da Aliança Atlântica. A Polónia respondeu que pode enviar mais 600 soldados. Londres já confirmara o envio de mais 500 tropas. Faltam as respostas que Obama mais quer ouvir: da Alemanha, terceiro maior contribuinte da missão afegã da NATO (a ISAF), e da França, que tem o quarto contingente