Assinala - se hoje em todo mundo, o dia mundial da água

agua«Água limpa para um mundo saudável» foi o lema escolhido para este ano;

Em Luanda, citadinos afirmam que apesar dos inúmeros recursos hídricos que o país possui, o abastecimento da água potável é ainda deficiente.

{flexiaudio}10117{/flexiaudio}.

Populares consideram deficiente o abastecimento da água potável em Luanda.

{flexiaudio}10211{/flexiaudio}


O dia mundialmente consagrado à água foi instituído pela Nações Unidas a 22 de Março de 1992. Soluções baratas e simples poderiam solucionar a falta de água para consumo humano na África, o continente mais afetado por este problema, segundo representantes do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) que participam, no Quênia, de uma série de conferências realizadas por ocasião do Dia Mundial da Água.


"Um investimento nos recursos naturais da África e soluções simples e de baixo custo, como a coleta de água da chuva, poderiam aumentar muitíssimo a garantia de abastecimento de água no mundo todo", disse hoje à Agência Efe Nick Nuttall, porta-voz do Pnuma.
Segundo Nuttall, estudos realizados pela ONU mostram que, com a chuva que cai na África durante todo o ano, seria possível fornecer água potável a 13 bilhões de pessoas, quase o dobro da população mundial.


O continente africano, particularmente a África Subsaariana, é a região mais afetada pela falta de água de qualidade, segundo diferentes órgãos das Nações Unidas, que hoje iniciam uma série de jornadas que culminarão com a celebração do Dia Mundial da Água, na próxima segunda-feira.


Sob o lema "Água limpa para um mundo são", diplomatas, cientistas, especialistas, jornalistas e personalidades políticas de várias partes do mundo discutirão formas de conscientizar o planeta da importância da adequada administração dos recursos hídricos.