Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose

tuberculoseE hoje Comemora-se hoje o Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose, instituído com o objectivo de chamar a atenção da sociedade sobre um dos maiores problemas de saúde pública do mundo.


A data, instituída em 1982 pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pela União Internacional contra a Tuberculose e Doenças Pulmonares, visa igualmente intensificar os esforços no controlo desta doença.


A tuberculose (TB) foi incluída entre as prioridades da OMS, como parte do objectivo geral - acções para uma vida mais saudável.


Entre as metas do milênio (Millennium Development Goals - MDG) está a reduzir à metade a incidência e a mortalidade por tuberculose até 2015 e, como meta de longo prazo, eliminar a TB como problema de saúde pública até o ano 2050.


Para conseguir esse impacto na tuberculose, é preciso construir as parcerias entre os governos, as organizações da sociedade civil e toda a população.


Angola notificou em 2007, 42.383 casos de tuberculose, cifra que as autoridades sanitárias consideram ter sofrido "um aumento significativo", segundo fonte do Ministério da Saúde.
A fonte atribuiu o crescimento às consequências das migrações "forçadas" da população, provocadas pela guerra, e a um "grande número" de pessoas que ainda vivem em situação de "relativa precariedade".


Segundo a fonte, a situação do aumento de casos da doença possui relação com a maior notificação, o que denota a confiança da população nas unidades sanitárias, bem como os esforços do governo na reabilitação das unidades hospitalares.
A faixa etária mais atingida pela doença em Angola é dos 14 aos 54 anos, o que faz com que o problema tenha consequências no desenvolvimento económico do país, segundo as autoridades sanitárias.


Em Angola, a efeméride será marcada com a realização, hoje, de um workshop, promovido pelo Ministério da Saúde, onde serão debatidos temas como "A Tuberculose e o VIH/Sida em África", "Situação actual da Tuberculose em Angola", "Estratégias para o controlo da co-infecção da TB/VIH em Angola" e "Co-infecções em Angola 2009".