Presidente Barack Obama inaugura hoje, uma Cimeira para esforços mundiais na segurança da produção de armas nucleares.

obama130410A segurança nuclear é uma das prioridades de política externa que Obama definiu num discurso em Praga, em Abril de 2009. A

O Presidente Barack Obama inaugura hoje, em Washington, uma cimeira que vai centrar-se no "facto de a maior ameaça à segurança dos Estados Unidos - a curto, médio e longo prazo - ser a possibilidade de uma organização terrorista vir a obter uma arma nuclear".


O objectivo principal da cimeira é empreender uma "acção colectiva para os próximos quatro anos" que permita controlar os stocks globais de plutónio e urânio altamente enriquecido - dois materiais usados no fabrico de engenhos nucleares, explicou um dos conselheiros da Casa Branca, Gary Samore.

{flexiaudio}10196{/flexiaudio}


A segurança nuclear é uma das prioridades de política externa que Obama definiu num discurso em Praga, em Abril de 2009. A cimeira de Washington assume uma importância ainda maior porque ocorre dias depois da assinatura do Novo Start com a Rússia, que prevê a redução dos respectivos arsenais atómicos, e antes de uma conferência das Nações Unidas que, em Maio, vai rever o Tratado de Não-Proliferação (TNP).