A Assembleia Geral da ONU elegeu hoje os novos membros do Conselho de Direitos Humanos.

onu14052010A Assembleia Geral da ONU elegeu os novos membros do Conselho de Direitos Humanos (CDH) da Organização, que representarão suas regiões no posto pelos próximos três anos... Para as duas vagas disponíveis à região da América Latina e Caribe, os países eleitos foram Equador e Guatemala, ambos com o voto de 180 dos 192 membros da Assembleia Geral.


Representando a Europa Ocidental, foram eleitas Espanha, com o apoio de 177 votos, e Suíça, com 175 votos. Essa era a segunda vez que a Espanha se candidatava ao Conselho de Direitos Humanos, com sede em Genebra, depois de perder em 2008 a vaga para o Reino Unido por um voto de diferença.


Nas eleições de hoje, a candidatura espanhola já tinha a vitória assegurada dado que, pela primeira vez, não houve concorrência entre candidatos, já que havia o mesmo número de países candidatos que de vagas disponíveis em cada um dos cinco grupos regionais em que se divide a Assembleia Geral. Entre a região asiática, os países eleitos foram Malásia (179 votos), Ilhas Maldivas (185), Catar (177) e Tailândia (181).


Pela região africana, Angola (170 votos), Líbia (155), Mauritânia (167) e Uganda (164) integrarão o Conselho.


A falta de concorrência nestas eleições ao CDH expressou o descontentamento de algumas organizações de direitos humanos com algumas das candidaturas, particularmente as da Líbia, Angola, Uganda, Malásia e Tailândia, países considerados totalmente alheios ao respeito dos direitos humanos.

A este propósito na secretária da ONU para os direitos humanos revela que mais de metade dos novos países eleitos esta quinta-feira para o Conselho dos Direitos Humanos das Nações Unidas violam esses mesmos direitos. Entre eles está Angola.