Irão, Turquia e Brasil assinam acordo sobre troca de urânio entre as autoridades iranianas e a comunidade internacional.

brasilOs ministros dos negócios estrangeiros do Irão, Turquia e Brasil assinaram ontem um acordo sobre uma troca de urânio entre as autoridades iranianas e a comunidade internacional.

Foi acordada a substituição de 1200 quilos de urânio pouco enriquecido, produzido no irão, por combustível nuclear a ser utilizado em investigação médica.

O chefe da diplomacia turca, Ahmet Davutoglu e os seus homólogos iraniano e brasileiro - Manuchehr Mottaki e celso Amorim - chegaram a acordo sobre uma fórmula comum para a troca de urânio no domingo à noite, após 18 horas de negociações em Teerão, noticiou a agência turca Anatolie, citando fontes diplomáticas.
O texto elaborado será apresentado ao primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, e aos presidentes do irão e do Brasil, Mahmoud Ahmadinejad e Luís Inácio lula da silva, reunidos em Teerão.

Os três dirigentes deverão apresentar hoje de manhã uma versão final e detalhada do plano, noticiou a Anatolie.

O presidente lula da silva declarou-se "optimista" no domingo quanto ao fim da crise nuclear iraniana, após os primeiros contactos em Teerão.