Na polónia, candidatos as presidenciais partem para a segunda volta

poloniaContados quase todos os votos da primeira volta das presidenciais polacas, Komorowski obteve mais de 41 por cento dos votos contra 36,74 de Kaczynski.

O liberal Bronislaw Komorowski e o conservador Jarolaw Kaczynski vão disputar a segunda volta das presidenciais polacas marcadas para 4 de Julho, depois de terem sido os mais votados da primeira volta deste acto eleitoral realizado no domingo.

Após a contagem de 94,3 por cento dos sufrágios, Komorowski recolheu 41,22 por cento dos votos, ao passo que o irmão gémeo do ex-presidente polaco falecido em Abril num desastre de avião na Rússia ficou com 36,74 por cento.

Numa primeira volta que teve uma afluência de 54,85 por cento, a grande surpresa acabou por ser o candidato de Esquerda Grzegorz Napieralski que garantiu 13,7 por cento dos votos, mas que não indicou ainda que candidato irá apoiar.

De acordo com as últimas sondagens, 66,5 por cento dos eleitores polacos estarão dispostos a votar em Komorowski, ao passo que outros 30 deverão preferir Jaroslaw Kaczynski, que lidera a oposição conservadora.