Prémios Nobel: humanista chinês ganha o Nobel da Paz

chinesLiu Xiaobo foi premiado com o Nobel da Paz de 2010 pela sua luta pelos direitos humanos na China. Segundo o comité do prémio, o próprio Alfred Nobel acreditava que os direitos humanos e a paz entre as nações caminhavam juntos.

A China teve um crescimento económico  muito expressivo nesses últimos anos , e com esse título de grande economia, a questão dos direitos humanos deve ser acompanhada. O artigo 35 da constituição chinesa diz que os cidadãos da República da China têm liberdade de expressão e de discurso, mas sabemos que a realidade do país está longe de cumprir com a constituição.

Por duas décadas o ganhador do Nobel foi porta-voz da necessidade da aplicação dos direitos humanos na China. Ele participou dos famosos protestos de Tiananmen, o autor principal da Carta 08, o manifesto contra a situação no país que foi publicado no aniversário de 60 anos da declaração universal de Direitos Humanos das Nações Unidas.

Liu foi sentenciado, depois da publicação dessa carta, a onze anos de prisão por “incitar a subversão e questionar o poder do estado”. Ele afirma que sua sentença contraria a constituição do país e os direitos humanos fundamentais.

Desde então Liu tornou-se o símbolo dessa luta na China.