Maior desastre do Brasil já contabiliza 644 mortos na Região Serrana

852As fortes chuvas que atingiram a Região Serrana já devastaram sete cidades e deixaram 644 mortos no 6º dia de buscas. O número pode aumentar, já que as equipes de busca continuam o trabalho de resgate de corpos e tentam chegar a pontos que ficaram intransitáveis devido aos escombros.

Somente em Nova Friburgo, 298 corpos foram resgatados. Em Teresópolis, 269 pessoas foram encontradas mortas. Em Petrópolis, 56; Em Sumidouro, 19; e em São José do Vale do Rio Preto, as equipes de resgate encontraram dois corpos.

Os moradores de Nova Friburgo continuaram enfrentando situações de medo e susto. No último sábado, uma barreira caiu e a RJ-116 chegou a ser interditada por medida de segurança. Na sexta-feira, os moradores entraram em desespero após um boato de que a represateria se rompido e a água se espalharia por toda a cidade.

O trabalho de resgate dos corpos e de pessoas ilhadas ainda foi dificultado devido à chuva que voltou a cair na região. Com isso, helicópteros precisaram interromper as buscas em por um tempo em Teresópolis.

A cidade de Petrópolis passou por mais um deslizamento que deixou outras três pessoas mortas, aumentando o total de óbitos. Segundo o prefeito da cidade, Paulo Mustrangi, 22 pessoas ainda estão desaparecidas no Vale do Cuiabá e as equipes de resgate concentram esforços para encontrar estes moradores.

De acordo com a Defesa Civil, 3.600 pessoas estão desalojadas e 2.800 desabrigadas somente em Petrópolis. Já em Teresópolis, 960 moradores estão desalojados e 1.280 desabrigados. Em Nova Friburgo, cidade onde foram registadas mais mortes, 3.220 pessoas estão desalojadas e 1.970 desabrigadas.

O número de mortes ainda pode subir, visto que o trabalho de busca segue acontecendo durante todo o dia, tentando alcançar também, pontos onde os acessos estão bloqueados por árvores, pedras e escombros.