Cibercriminosos usam morte de Bin Laden como chamariz

 

021520bilddenA BitDefender está a alertar para um aumento massivo de actividade criminal informática relacionada com o tema da morte de Bin Laden. No centro das preocupações estão ataques de Black Hat SEO, exploits para ficheiros .pdf e falsos antivírus.

O método aplicado por cibercriminosos quando se registam grandes notícias volta a estar em evidência com a notícia da morte do falecido líder da Al Qaeda.

Apenas «umas horas depois» do anúncio da morte de Bin Laden, «uma grande quantidade de notícias falsas» inundou as consultas dos motores de busca, dirigindo os utilizadores a «páginas on-line maliciosas», sublinha a empresa de segurança informática.

Espera-se também que a curto prazo apareçam «envios maciços de correios electrónicos que incluam exploits. PDF para infectar os computadores e a utilização como engodo títulos da imprensa sobre a morte de Osama», refere.

Por fim, estima-se que a morte de Bin Laden seja utilizada pelos vendedores de falsos antivírus.

Os cibercriminosos recorrem à técnica «Black Hat SEO», que consiste em posicionar páginas falsas da Internet nos primeiros lugares quando se procuram certas palavras (neste caso relacionadas com Bin Laden).

A BitDefender aconselha a quem deseje obter informação sobre a morte de Osama Bin Laden a «visitar páginas on-line dos meios de comunicação conhecidos». A companhia recorda ainda que «as newsletters não têm por hábito incluir documentos anexos; e se receberem mensagens de remetentes desconhecidos sobre este assunto, o mais seguro será eliminá-las já que provavelmente serão maliciosas».