Obama promete plano para reanimar economia

obamaAs novas propostas vão ser apresentadas no início de Setembro.

O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, vai anunciar um pacote económico com várias missões: incentivar o emprego, recuperar a economia e encontrar formas de reduzir a dívida federal.

As ideias serão apresentadas por Obama num discurso imediatamente após o feriado de 5 de Setembro, Dia do Trabalho nos Estados Unidos, afirmaram hoje fontes da Casa Branca, que pediram anonimato, citadas pelas agências noticiosas Reuters e France Press.

Apesar de ainda não terem sido tomadas decisões finais, é provável que entre as medidas estejam cortes nos impostos para empresas que contratem novos trabalhadores e para a classe média, apoio a sectores da economia em dificuldades e investimento em infra-estruturas, revelaram as fontes.

Obama deve também apresentar um plano para ultrapassar a meta de corte na dívida americana definida no acordo entre democratas e republicanos no início do mês.

“No início de Setembro, vamos avançar com ideias que criem empregos e que façam a economia crescer”, afirmou hoje o porta-voz da Casa Branca ao programa televisivo da MSNBC “The Daily Rundown”. “Queremos ser agressivos com a redução do défice para ajudar a pagar por coisas que precisamos fazer a curto prazo para melhorar a economia”, disse Jay Carney.

Num momento de dificuldades para a economia americana, Carney fez a defesa de Obama. “Quando ele começou a trabalhar, a economia estava numa hemorragia de empregos”, disse. “Estamos a escavar para sair do buraco. A economia tem crescido, mas muito devagar… Estamos a fazer coisas para manter o crescimento económico”.

Fonte:rr