Tufão Talas já provocou 31 mortos no Japão

tufaotalas2Sobe para 31 o número de mortos resultantes da passagem do tufão Talas pelo sul do Japão. Contam-se ainda 54 desaparecidos.

No entanto, o número de vítimas mortais é provisório, temendo-se um aumento nas províncias mais afectadas, de acordo com a agência Kyodo.

O deslizamento de terras e a queda de pontes na sequência da catástrofe natural já conduziram ao isolamento cerca de 3.600 pessoas na província de Wakayama.

O tufão atravessou a ilha de Shikoku e o sul da ilha de Honshu, e avança agora pelo Mar do Japão na direcção noroeste.

Recorde-se que a passagem do tufão Talas pelo Japão provocou a morte de pelo menos 20 pessoas na costa ocidental do país, havendo ainda meia centena de desaparecidos.

O tufão Talas atravessou a ilha de Shikoku, no sul, e a parte central de Honshu, a principal ilha do país, provocando cheias em várias localidades, deslizamentos de terras e a destruição de casas e veículos.

A subida das águas, a destruição de pontes e a obstrução de estradas deixou milhares de pessoas isoladas e segundo a Sky News, as ordens de evacuação afectaram quase meio milhão de pessoas.

O tufão Talas, que atingiu este domingo o Japão, provocou já a morte a pelo menos 31 pessoas e mais de 43 estão desaparecidas.

O Talas registou ventos de mais de 100 km/h e chuvas fortes, que fizeram transbordar rios, derrubaram pontes e provocaram deslizamento de terras.

De acordo com a televisão NHK, o balanço provisório até ao momento é de 31 mortos, e mais de 43 desaparecidos e 98 feridos.