Fidel Castro está forte e lúcido diz Evo Morales

evomoralesO presidente da Bolívia, Evo Morales, reuniu-se na segunda-feira, durante mais de três horas, com o líder cubano Fidel Castro, que se apresentou "muito recuperado", "forte", "lúcido" e " a caminhar normalmente".

"Ele está recuperado, muito forte, a caminhar normalmente e com reflexões lúcidas como sempre", revelou Morales no Aeroporto Internacional de Havana, ao final de uma visita de três dias a Cuba.


"Fico impressionado, como sempre, com a sua sabedoria e as suas reflexões (...). É uma grande alegria e orgulho para mim prosseguir a aprender com ele", destacou Morales.


Fidel, que entregou o poder em Cuba ao seu irmão Raúl, em 2006, após uma crise de saúde, não se manifestava há cerca de dois meses, quando escreveu o seu último artigo e apareceu num vídeo ao lado do presidente venezuelano, Hugo Chávez.


A ausência de Fidel provocou boatos sobre a sua saúde, mas há uma semana o próprio líder comunista desmentiu os rumores numa mensagem de áudio, divulgada pela TV estatal venezuelana.


No sábado passado, Chávez revelou que Fidel decidiu parar de escrever os seus artigos "por um tempo" para se dedicar "à pesquisa científica".


Morales viajou no sábado a Cuba com Chávez, que esta semana fará o seu quarto ciclo de quimioterapia na Ilha contra o cancro.