Khadafi deixou 1.300 milhões na Caixa Geral de Depósitos.

milhesoMuhammar Khadafi, morto na quinta-feira perto de Sirte, deixou depositados na Caixa Geral de Depósitos 1.300 milhões de euros, o equivalente a 2% dos depósitos do banco. 
A notícia é avançada pelo “Público” e, de acordo com o jornal, ainda não houve qualquer pedido das autoridades líbias para levantar o montante.
O dinheiro está repartido por quatro contas, que foram congeladas em Março, ao abrigo das sanções internacionais contra o regime do coronel.
A relação entre a Caixa Geral de Depósitos e Muhammar Khadafi começa em 2008, após o antigo líder líbio ter fechado as suas contas na Suíça, na sequência da prisão do seu filho mais novo e respectiva mulher naquele país. O coronel não gostou e como represália retirou todos os fundos líbios depositados em bancos suíços, proibiu a exportação de petróleo para o país e prendeu dois empresários suíços que trabalhavam na Líbia. Depois distribuiu o seu dinheiro por vários bancos europeus, entre os quais a CGD.
Actualmente, estão depositados na Caixa 1.300 milhões do regime líbio e se o Conselho Nacional de Transição líbio viesse hoje levantar o dinheiro a Caixa teria de pagar 40 milhões de euros em juros, além dos 1.300 milhões.

fonte:rr