Projecto de arquitectura gera polémica ao lembrar o 11 de Setembro

ecUm projecto de complexo de apartamentos a ser construído em Seul, na Coreia do Sul, gerou polémica na Internet por supostamente recordar os ataques às Torres Gémeas em Nova York em 11 de Setembro de 2001, informa o jornal espanhol El País.

Os criadores do projecto "A Nuvem", a companhia holandesa MVRDV, afirmam que buscavam "reinventar a tipologia dos arranha-céus e melhorar a luz, os espaços exteriores e a qualidade para os habitantes de Seul".


No entanto, eles admitem que o projecto lembra o 11 de Setembro. "Pensamos nisso, é verdade. Mas não era nossa intenção fazer essa associação de ideias. Pedimos desculpas, se alguém se sentiu ofendido", disse o escritório da MRDV. No entanto, a companhia não indicou se mudaria o projecto.


O projecto para apartamentos de luxo, divulgado na semana passada, tem uma estrutura que sobressai no meio para acomodar piscinas, restaurantes, cafés e uma academia.


Parentes das vítimas dos ataques da Al-Qaeda em 11 de Setembro de 2011, nos Estados Unidos expressaram indignação, segundo informações na mídia americana, acusando o projecto de ser uma campanha publicitária barata.


"Houve uma verdadeira tempestade na mídia e nós recebemos e-mails ameaçadores de pessoas enraivecidas, dizendo que éramos amantes da Al-Qaeda e coisas piores", disse a MVRDV em sua página no Facebook. O dono da obra deve decidir em Março sobre os planos finais para o projecto.