Republicanos pisam no acelerador às vésperas das primárias

MittRomneyOs pré-candidatos republicanos intensificaram suas atividades nesta segunda-feira nas últimas horas de campanha para convencer os eleitores antes do caucus (assembleia primária) que será realizado nesta terça-feira no estado de Iowa, na primeira disputa pela chance de enfrentar o presidente Barack Obama nas eleições de 2012. Com seus melhores sorrisos, realizaram uma maratona de encontros com eleitores em um último esforço para conquistar votos, convencer os atrasados e ganhar algum apoio entre os indecisos um dia antes da decisão final.

A agenda do ex-governador de Massachusetts, Mitt Romney, incluiu um evento político em Davenport, enquanto o congressista pelo Texas, Ron Paul, realizou várias reuniões com eleitores em distintas cidades próximas a Des Moines, capital do estado. O senador pela Pensilvânia Rick Santorum, que ganhou popularidade no sprint final da disputa, optou por uma atividade mais acanhada em uma cafeteria na cidade de Polk.


Durante o ato, Santorum disse que o país precisa de um novo comandante e minimizou a importância da experiência no mundo dos negócios de seu principal rival, Mitt Romney, que focou sua campanha na economia. Desafiando o gélido frio neste estado do meio oeste e a nuvem de jornalistas que se aproximaram do pitoresco local, no qual além de café são servidos milk-shakes e sorvetes, Becky e Don Kusmaul, aposentados, quiseram dar seu apoio a Santorum.


Os Kusmaul afirmaram à Agencia Efe que ele "é o melhor dos candidatos", por seus valores, sua visão de um Governo limitado e sua política de defesa nacional. Obama "é o pior presidente que tivemos, está nos arruinando financeiramente, duplicou a dívida pública" e os planos de resgate financeiro foram "uma despesa desnecessária", comentou Don Kusmaul.


Em relação aos demais pré-candidatos disseram ser diametralmente opostos às políticas de Ron Paul, consideraram que Romney "não é suficientemente conservador e mudou suas posições muitas vezes" e, ex-presidente da Câmara de Representantes, Newt Gingrich "também tem muita lama em seus sapatos". A média de enquetes realizada pelo site RealClearPolitics aponta que os três principais concorrentes são Romney (22,8%), Paul (21,5%) e Santorum (16,3%).


Completam a corrida Gingrich (14,7%), o governador do Texas, Rick Perry (11,5%); a congressista Michele Bachmann (6,8%) e o ex-governador de Utah, Jon Huntsman (2,3%). No entanto, segundo as enquetes mais recentes compiladas pelo jornal New York Times, 41% dos republicanos que provavelmente participarão dos caucus ainda está indeciso. Em declarações à Efe, Tracy Waters, de 40 anos, disse que ainda não se decidiu e está dividida entre Santorum, Gingrich e Romney.


"Não sou uma grande fã de Romney, não é conservador o suficiente, mas ele provavelmente pode ajudar a resolver as diferenças dentro do partido", comentou Tracy, elogiando Santorum por seus valores familiares e Gingrich por sua política externa. Este processo eleitoral no qual só haverá primárias no lado republicano, já que Obama é o candidato único do Partido Democrata, começa acirrado, já que a situação financeira do país, a crise e as reformas na saúde levaram alguns americanos a mudar de partido.


Ann Leeman, de 44 anos, é eleitora independente e acredita que Santorum é inteligente e pode vencer Obama nas eleições de novembro. "Votei em Obama, pensava em esperança e agora acho que não temos esperança; portanto amanhã deixarei de ser independente para me tornar republicana", contou. Já Mike Ginther assegurou que após ter escutado todos os candidatos durante o processo votará em Santorum porque "é conservador na política fiscal e isso é um dos assuntos principais da agenda do país".


No entanto, esse americano acredita que Romney vencerá em Iowa e que Santorum ficará em segundo ou terceiro, algo que lhe abrirá passagem para a segunda etapa das primárias. Ginther considerou que há "um forte grupo de candidatos republicanos" e qualquer um deles pode conseguir tirar Obama da Casa Branca.