1ª reunião do Governo na Faixa de Gaza em três anos

1ª reunião do Governo na Faixa de Gaza em três anos

O primeiro-ministro palestiniano, Rami Hamdallah, reuniu o Governo na Faixa de Gaza pela primeira vez em três anos, numa tentativa de reconciliação entre o partido da Fatah e o grupo Islamista Hamas.

A reunião deve preparar terreno para uma transferência progressiva de responsabilidades do Hamas para a Autoridade Palestiniana.

“Hoje estamos de volta a Gaza para ultrapassar todos os obstáculos e abrir a porta à esperança, ao desejo e à unidade, e para dar ao Governo de consenso nacional a oportunidade de assumir as suas responsabilidades nas zonas do sul em todos os sectores, lado a lado com os partidos Palestinianos”, afirmou o primeiro-ministro palestiniano, Rami Hamdallah.

A visita de Hamdallah deve preparar terreno para uma transferência progressiva de responsabilidades, pelo menos civis, do Hamas para a Autoridade Palestiniana.

O Hamas assumiu o controlo de Gaza há dez anos, depois de vencer as forças lideradas pela Fatah do presidente da Autoridade Nacional Palestiniana.

Desde então, a ANP tem governado apenas os enclaves autónomos da Cisjordânia ocupada pelos israelitas.

O movimento islamista ofereceu-se para entregar todas as responsabilidades governativas a Hamdallah, mas a recusa em desarmar a sua ala militar pode complicar os esforços de reconciliação, cujas repetidas tentativas têm falhado.