Angola e África do Sul assinam acordos de supressão de vistos para passaportes ordinários

 Angola e África do Sul assinam acordos de supressão de vistos para passaportes ordinários

O presidente angolano, João Lourenço, está desde esta Quinta-feira na África do Sul para a primeira visita de Estado desde que foi eleito. Os dois países devem assinar um acordo de supressão de vistos para passaportes ordinários.

As autoridades sul-africanas começaram a informar os postos consulares e de fronteira que os cidadãos angolanos portadores de passaportes ordinários deixam de estar obrigados à emissão de visto prévio para entrar no país a partir de 1 de Dezembro.

Em Julho de 2017, os dois países realizaram a IV Sessão da Comissão de Cooperação Bilateral, para balancear o cumprimento dos acordos e memorandos assinados na reunião anterior (Outubro de 2013), período em que foram estudados os mecanismos de melhor implementação, para impulsionar as relações bilaterais e de cooperação estratégica.

Têm como instrumentos jurídicos de cooperação um Acordo Geral de Cooperação Económica, Científica e Técnico-Cultural, assinado em Abril de 1998, e outro para o Estabelecimento da Comissão de Cooperação Bilateral, rubricado em Novembro de 2000. Entre 2003 e 2007, os dois países analisaram a cooperação institucional duas vezes, a nível da Comissão Mista Bilateral.