Coreia do Norte põe fim a testes de mísseis balísticos e encerra centro nuclear

Coreia do Norte põe fim a testes de mísseis balísticos e encerra centro nuclear

O líder norte-coreano anunciou, esta sexta-feira, que irá suspender todos os testes de mísseis balísticos e encerrar um local de testes nucleares em Punggye-ri.

De acordo com a agência de notícias norte-coreana, citada pela BBC, "a partir do dia 21 de Abril, a Coreia do Norte irá pôr fim aos testes nucleares e aos lançamentos de mísseis balísticos internacionais".

Kim Jong-un acredita que já não há necessidade de fazer mais ensaios nucleares por ter conseguido atingir o estatuto de potência nuclear. Nesta senda, o líder terá dito ao Partido que já existe a capacidade de lançar uma bomba nuclear.

"A decisão de suspender os testes nucleares é parte dos passos importantes dados a nível mundial para o desarmamento nuclear e a nossa república vai juntar-se aos esforços globais para suspender completamente os testes nucleares", frisou o Kim Jong-un.

Recorde-se que já o presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, havia dito que o regime de Kim Jong-un estaria disposto a tomar esta decisão e abdicar do programa nuclear.

"A Coreia do Norte concordou em suspender os testes nucleares e encerrar um importante local de testes nucleares. São notícias muito boas para a Coreia do Norte e para o mundo. Um grande progresso", escreveu o presidente norte-americano, mostrando-se ansioso para a cimeira entre os dois países.