Um espectáculo na abertura do Mundial Rússia 2018

Um espectáculo na abertura do Mundial Rússia 2018

Mais modesta que em edições anteriores, a cerimónia de abertura da Copa do Mundo de 2018 começou às 11h30 (horário de Brasília) e durou cerca de treze minutos no estádio Lujniki, em Moscovo, capital da Rússia. A festa contou com a condução do ex-jogador Ronaldo, bicampeão com o Brasil em 1994 e 2002, do cantor britânico Robbie Williams e da soprano russa Aida Garifullina.

O presidente do país sede, Vladimir Putin, esteve presente acompanhado de líderes internacionais, falou no “entendimento mútuo” entre os povos através do esporte e inaugurou oficialmente o torneio ao lado do presidente da FIFA, Gianni Infantino.

Os grandes talentos de todo o mundo estarão na Rússia. Três nomes encabeçam a lista: Neymar, Cristiano Ronaldo e Messi. Aliás, eles dispensam maiores apresentações. Mas, tem muito mais gente que pode roubar a cena e se tornar o grande craque da Copa da Rússia. Pela França, Antoine Griezmann é o ponto forte. Com 27 anos, o atleta já havia feito um bom Mundial no Brasil.

Quem chega bastante valorizado, mas é uma grande dúvida é Mo Salah, do Egipto. O atleta do Liverpool é o principal nome na temporada europeia. Com belos gols assinalados por seu clube, o egípcio é a principal esperança de seu país, mas acabou se lesionando na final da Liga dos Campeões.

Pela Inglaterra, Harry Kane é o cara. Com faro de gol, o inglês disputará a sua primeira Copa. Na tradicional Espanha, o nome da vez é o meia Isco, 26 anos. Ele será o responsável por articular as jogadas da Fúria, após a aposentadoria de Iniesta. Ainda na Europa, a actual campeã Alemanha tem em Toni Kroos o seu ponto forte. Com passes precisos, o cara dita o ritmo do jogo alemão.

Não dá pra deixar de ressaltar também o trabalho dos belgas. Além de Hazard, a Bélgica conta com o craque Kevin De Bruyne, principal destaque do Machester City na conquista da Premier League. No futebol sul-americano, temos o uruguaio Luis Suárez, que foi destaque nos últimos mundiais pela alviceleste. E, é claro, James Rodriguez. Artilheiro da Copa de 2014, o colombiano levou o Prémio Puskás e tem recuperado o seu bom futebol pelo Bayern de Munique.

Favoritos

Com a mudança de comando técnico da Canarinho, o elenco de Tite é apontado como um dos grandes favoritos para Copa da Rússia, principalmente, por contar com destaques individuais de ponta, como Neymar, Marcelo, Gabriel Jesus, Willian e Phillippe Coutinho.

Porém, logo atrás, Alemanha, Espanha, França e Argentina também brigam. Os actuais campeões chegam com um time renovado, assim como a Fúria, que acabou perdendo o seu técnico às vésperas do Mundial. A jovem selecção francesa, puxada por Griezmann e Mbappé, deve incomodar. Fica a expectativa também pelos argentinos, que se classificaram aos trancos e barrancos e podem ter Messi disputando sua última Copa.

Correm por fora a Bélgica, de Hazard, De Bruyne e Lukaku, Portugal, do CR7, Uruguai, de Suárez e Cavani, Colômbia, de Falcao Garcia e James Rodriguez, e Inglaterra, de Harry Kane. Olho vidrado, pois a bola vai rolar!