João Lourenço e Joseph Kabila devem encontrar-se em breve

João Lourenço e Joseph Kabila devem encontrar-se em breve

O chefe de estado Angolano, João Lourenço, recebeu nesta Segunda-feira, informações sobre o andamento do processo eleitoral na república Democrática do Congo-RDC, que deverá culminar com a realização de eleições gerais a 23 de Dezembro do ano em curso.

A confirmação foi dada à imprensa pelo ministro dos Negócios Estrangeiros da RDC, Léonard She Okitundu, após um encontro, em Luanda, com o Estadista angolano.

Estamos num processo e queremos que as eleições se realizem a 23 de Dezembro, declarou o enviado especial do Presidente da RDC, Joseph Kabila.

Léonard She Okitundu informou, no quadro do processo, que a 24 de Julho começa a entrega de candidaturas para as eleições legislativas e presidenciais.

Sentimos, reforçou o ministro, a necessidade de informar ao Presidente João Lourenço, na condição de Chefe de Estado de um país amigo e na qualidade de Presidente do órgão de Cooperação Política, Defesa e Segurança da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC).

Trata-se de uma organização sub-regional da qual Angola e RDC, países vizinhos, fazem parte.

Para o chefe da diplomacia angolana, Manuel Augusto, que acompanhou o homólogo congolês na audiência com o Presidente João Lourenço, é do interesse de Angola que as eleições no país vizinho decorram sem sobressaltos.

Pelo menos 599 partidos políticos estão registados para concorrer nas eleições presidenciais, na RDC.