Koffi Annan vai a enterrar

Koffi Annan vai a enterrar

O antigo Secretário-Geral da ONU e Nobel da Paz Kofi Annan vai ser enterrado nesta Quinta-feira 13 de Setembro com honras de Estado no Ghana, seu país  natal.

O Governo ghanense esta encarregado das cerimónias, e o corpo de Annan vai ser enterrado num novo cemitério militar da capital do país, Accra.
O Presidente Akufo-Addo afirmou que esse cemitério é considerado “o lugar mais apropriado para que Kofi Annan descanse”.
“É um funeral de Estado, portanto a responsabilidade das regras é do Estado ghanense. Será um acontecimento muito importante para o nosso país e espera-se a presença de inúmeros Chefes de Estado e autoridades mundiais”, informou o Presidente, que disse ter mantido contacto com a família do ex-diplomata. A ONU também prepara homenagens paralelas. Para o Presidente do Ghana, Kofi Annan foi um dos homens mais ilustres da sua geração. “Ele era como um irmão mais velho para mim. Deu-me muitos conselhos de como lidar com questões sensíveis, era, portanto, alguém importante na minha vida”, garantiu ainda Akufo-Addo.

O Vice-presidente da República, Bornito de Sousa, representa o chefe de estado angolano, João Lourenço, nas exéquias do ex-secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan, falecido a 18 de Agosto, na Suíça.

Kofi Annan, que terá um funeral de Estado quinta-feira, foi secretário-geral da ONU entre Janeiro de 1997 e Janeiro de 2007 e laureado com o Prémio Nobel da Paz, em 2001.

Após o anúncio da morte de Annan, na véspera do seu 80º aniversário, o Ghana declarou uma semana de luto nacional, e todas as bandeiras do país  a meia haste.