Furacão Michael segue na direcção da Flórida, nos EUA

Furacão Michael segue na direcção da Flórida, nos EUA

Os moradores do noroeste da Flórida, nos Estados Unidos, tiveram até as primeiras horas desta terça-feira, para abandonar suas residências antes da chegada do furacão Michael, que chegou à categoria 3 nesta tarde.

O fenómeno está cruzando o Golfo do México e deverá chegar ao noroeste da Flórida na quarta, para continuar avançando pelo país.

Durante o fim-de-semana, depois que o Michael atingiu a costa do norte de Honduras, chuvas torrenciais e enchentes relâmpago deixaram 13 mortes na América Central.

O alerta ocorreu após Michael se tornar furacão da categoria 1, com ventos de 140 km/h no fim de segunda-feira (8), de acordo com o Centro Nacional de Furacões (NHC), com sede em Miami.

De acordo com a escala Saffir-Simpson (que vai de 1 a 5), a tempestade passa ser designada furacão de categoria 1 se alcançar 119 km/h ou mais, e um furacão de categoria 2 se atingir 153 km/h ou mais. A partir de 177 km/h ele passa à categoria 3.

Alerta na Flórida

Ken Graham, director do NHC, disse que entre terça à noite e quarta-feira de manhã "começarão a chegar ventos com força de tempestade tropical" na faixa do extremo noroeste da Flórida, e disse à população para se preparar.

Rick Scott ampliou nesta segunda-feira o estado de emergência para 35 condados do oeste e noroeste para responder à chegada do furacão, e colocou 500 guardas nacionais em alerta.

A Florida State University, assim como as escolas do condado de Leon - ao qual pertence a capital, Tallahassee - anunciaram que ficarão fechadas durante toda a semana a partir de terça.

O prefeito de Tallahassee, o democrata Andrew Gillum, suspendeu suas actividades de campanha para o governo da Flórida e voltou à capital para participar dos preparativos.

Cuba já sofre com as chuvas associadas ao Michael e espera que ventos fortes atinjam a península de Guanahacabibes, informou a Defesa Civil cubana em um comunicado.

"Em Pinar del Río e no município Ilha da Juventude será sentida a força da tempestade tropical", explicou.

O NHC emitiu um alerta de furacão para a fronteira Alabama-Flórida e alerta de ondas para a costa noroeste da Flórida, do extremo norte até Tampa.

As ondas podem atingir até 3,5 metros em algumas áreas do oeste da Flórida, enquanto se espera de 10 a 20 cm de água no oeste de Cuba e no noroeste da Flórida.

Mais ao norte, os estados de Carolina do Norte e Carolina do Sul ainda se recuperam do furacão Florence, que deixou no mês passado dezenas de mortos e danos estimados em bilhões de dólares.