Parlamento Angolano aprova proposta de lei de Transplante de Órgãos

Parlamento Angolano aprova proposta de lei de Transplante de Órgãos

Com a aprovação do documento, os hospitais públicos e privados serão autorizados por lei, pela primeira vez em Angola, a fazer o transplante de órgãos humanos a pacientes com insuficiência renal, com outras doenças que precisem de transplante da medula óssea ou com problemas oculares que necessitem do transplante da córnea.

A ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, sublinhou que a proposta de Lei visa, essencialmente, dar respaldo legal aos actos de colheita de tecidos, células e órgãos de seres humanos em vida ou depois de morto e o transplante dos mesmos para efeito terapêutico.

Os deputados da UNITA, Raul Danda e da CASA-CE, Makuta Nkondo manifestaram-se preocupados com o tráfico de órgãos de seres humanos, que pode ocorrer com a entrada em vigor da lei sobre Transplante, de Tecidos, Células e Órgãos Humanos, cuja proposta foi aprovada recentemente na generalidade na Assembleia Nacional.

Outro deputado da CASA-CE é Alexandre Sebastião André que se manifestou preocupado com a falta de especialistas, mas a Ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, garantiu haver já alguns técnicos que vão trabalhar tão logo o diploma legal passe a vigorar, o  Salgueiro Vicente trás a reportagem