São Tomé e Príncipe: Quaresma inicia com a reconciliação familiar

São Tomé e Príncipe: Quaresma inicia com a reconciliação familiar

Dom Manuel António Mendes dos Santos considera o dia do bocado em São Tomé e Príncipe  como  o dia da reconciliação familiar.

Em São Tomé e Príncipe, a Quarta-feira de Cinzas é celebrada como o dia do Bocado. Neste dia de festa familiar, nunca faltam na mesa três pratos tradicionais: O Calulu - feito de folhas tradicionais e medicinais - o arroz de milho doce, e o izaquente de azeite de palma.  

Algumas tradições vão-se perdendo, mas São Tomé e Príncipe conserva ainda muitas delas. Exemplo disso, o Dia do Bocado, celebrado ainda por muita gente no País.

Para o Bispo da Diocese de São Tomé e Príncipe Dom Manuel António do Santos, embora a comemoração deste dia esteja em desacordo com a Igreja, no que toca ao apelo a jejum e abstinência, este rito tem o aspecto positivo, pelo facto da comemoração do bocado ser um encontro de partilha, de comunhão, de certo modo uma espécie de Eucaristia familiar com grande significado e conteúdo religioso e deve ter um grande apoio da Igreja desde que contribua verdadeiramente para aprofundamento e união do laço familiar na sociedade santomense.

Reportagem de Melba Ceita