Divulgado programa da viagem do Papa ao Iraque

Divulgado programa da viagem do Papa ao Iraque

A Santa Sé divulgou esta Segunda-feira o programa da viagem do Papa Francisco ao Iraque e estão previstos quatro discursos, duas homilias, oração do Angelus e uma oração inter-religiosa, encontros e viagens pelo país, de 5 a 8 de Março.

A 33ª Viagem Apostólica fora da Itália do Papa e a primeira desde o início da pandemia, é um convite da República do Iraque e da Igreja Católica local, onde vai visitar Bagdad, Najaf, a planície de Ur, ligada à memória de Abraão, a cidade de Erbil, Mosul e Qaraqosh na planície de Nínive.

Segundo o programa divulgado hoje pela Sala de Imprensa da Santa Sé, Francisco aterra no Aeroporto Internacional de Bagdad na tarde de 5 de março onde vai ter à sua espera uma recessão oficial e um encontro com o primeiro-ministro do Iraque, na Sala VIP do aeroporto.

Depois, o Papa tem dois encontros oficiais no Palácio Presidencial de Bagdad – com o presidente da república e com as autoridades, a sociedade Civil e o corpo diplomático – e ainda vai encontrar-se com bispos, sacerdotes, religiosos e religiosas, seminaristas e catequistas na Catedral Sírio-Católica de ‘Nossa Senhora da Salvação’.

No segundo dia de visita ao Iraque, no sábado 6 de Março, Francisco viagem de avião para Nassiriya onde vai participar num encontro inter-religioso na Planície de Ur, e para onde está previsto discursar, mas, antes, para em Najaf para uma visita de cortesia ao grande aiatola Sayyid Ali Al-Husaymi Al-Sistani.

De regresso à capital do Iraque, vai celebrar a Missa na catedral caldeia de ‘São José’, na tarde de sábado.

O Papa começa o dia seguinte, domingo, com uma viagem também de avião para Erbil e na região autónoma do Curdistão Iraquiano vai encontra-se com autoridades civis e religiosas no aeroporto local; Depois viaja de helicóptero para Mosul e na Praça da igreja faz uma Oração de Sufrágio pelas vítimas da Guerra.

Ainda na manha do dia 7 de março, Francisco encontra a comunidade de Qaraqosh na igreja da “Imaculada Conceição” onde faz um discurso e reza a oração do Angelus; Na parte da tarde, vai celebrar a Eucaristia no Estádio “Franso Hariri”, em Erbil.

No último dia da 33ª Viagem Apostólica fora da Itália e a primeira desde o início da pandemia, o programa do Papa prevê apenas a cerimónia de despedida, na manhã do dia 8 de Março, no Aeroporto de Bagdad, antes de regressar a Roma.

‘Sois todos irmãos’, do Evangelho de São Mateus, é o lema da visita de Francisco ao Iraque; O logotipo, com o lema escrito em árabe, curdo e caldeu, mostra o Papa num gesto de saudação ao país do Médio Oriente, representado por um mapa, uma palmeira os rios Tigre e Eufrates, uma pomba branca, com um ramo de oliveira no bico, a voar sobre as bandeiras da Santa Sé e da República do Iraque.