Ataque atribuído a rebeldes curdos deixa seis mortos na Turquia

 Ataque atribuído a rebeldes curdos deixa seis mortos na Turquia

Um ataque com caminhão-bomba em um complexo da polícia na província de Diyarbakir, no Sudeste da Turquia, matou seis pessoas e feriu 39, informaram autoridades de segurança nesta quinta-feira, atribuindo a responsabilidade a militantes curdos. Segundo relatos de testemunhas, a explosão destruiu a fachada de um prédio na pequena cidade de Cinar e causou danos nas áreas próximas, quebrando janelas e cobrindo as ruas de destroços. O episódio ocorre dois dias depois de um atentado realizado pelo Estado Islâmico (EI) em Istambul.

A região de maioria curda foi atingida por uma onda de violência desde que o cessar-fogo de dois anos entre o Estado e o PKK foi rompido em julho passado, reacendendo um conflito que já matou mais de 40 mil pessoas ao longo de três décadas. Coincidindo com o atentado a bomba, combatentes do PKK abriram fogo com rifles em outro complexo de segurança na área, desencadeando um tiroteio no qual não houve vítimas relatadas, disse o comunicado.

Dois parentes de policiais foram mortos no ataque com carro-bomba no edifício, junto com três pessoas cujos corpos foram retirados dos destroços. Ainda não há informação sobre a sexta vítima. Os feridos estavam sendo tratados em hospitais próximos.

O PKK lançou uma ofensiva contra o Estado turco em 1984 com o objetivo de alcançar a independência da região curda, se bem que agora luta mais para conseguir uma maior autonomia e maiores direitos para a maior minoria étnica do país. O conflito deixou dezenas de milhares de mortos.