Malala comemora 18 anos e inaugura escola para refugiadas.

 Malala comemora 18 anos e inaugura escola para refugiadas.

A Jovem disse que representa 28 milhões de crianças prejudicadas por conflitos.

Malala se tornou um símbolo de enfrentamento após levar um tiro de membros do Taliban em um ônibus escolar no Paquistão em 2012 por lutar pelo direito de garotas à educação. Ela continuou sua campanha e recebeu o Nobel em 2014.

"Eu decidi estar no Líbano pois eu acredito que as vozes dos refugiados sírios precisam ser ouvidas e elas têm sido ignoradas por muito tempo", disse Malala à Reuters em uma sala escolar decorada com desenhos de borboletas.

“Hoje, no meu primeiro dia como adulta, em nome das crianças do mundo, eu peço aos líderes que devemos investir em livros ao invés de balas", disse Malala em discurso.

O Líbano abriga 1,2 milhão dos 4 milhões de refugiados que fugiram da guerra da Síria. Existem cerca de 500 mil crianças sírias com idade escolar no Líbano, mas apenas um quinto delas estão recebendo educação formal.

O alto comissário da ONU para os refugiados (ACNUR), Filippo Grandi participou na inauguração do colégio público de educação primária para meninas instalado na área de Daag Behsud, na província de KhYber Pakhhtunkhwa, no Paquistão.

A escola vai beneficiar 200 meninas em um campo de refugiados sírios no Líbano.