Itália campeã Europeia

Itália campeã Europeia

Selecção italiana sucede a Portugal, que venceu o Euro 2016. Troféu entregue pelo herói da final de há cinco anos: Eder. Cristiano Ronaldo foi o melhor marcador do Europeu

Portugal não conseguiu ir à final do Euro 2020 e revalidar o título, mas Eder foi e voltou a levantar o troféu! O herói do Euro 2016 fez a passagem de testemunho para o novo dono: a Itália, que repete a proeza de 1968. Portugal ficou com uma réplica para a eternidade.

Uma final guiada pela mão de Deus Diego ou de Gigi? A 22 de Junho de 1986, Diego Armando Maradona derrotou a Inglaterra e vingou a Guerra da Malvinas com um golo marcado com a mão. Desde então que a mão de Deus (Dios10) é eterna. Os discípulos da igreja maradoniana dirão que foi ele, que guiou de lá do alto, para onde partiu há uns meses, a sua segunda pátria na conquista do europeu, menos de 24 horas depois de abençoar a Argentina na conquista da Copa América e dar a Messi o primeiro troféu na selecção.

Para os mais racionais a mão que deu o título à squadra azzurra foi a de Gianluigi Donnarumma. Foi o guarda-redes que segurou duas grandes penalidades e ajudou a vencer a Inglaterra (3-2), depois de um empate (1-1) no tempo regulamentar. Foi eleito o melhor jogador do Euro 2020, tornando-se o primeiro guarda-redes a merecer tal distinção. Mais impressionante ainda porque tem 22 anos e está sem clube, depois de acabar contrato com o AC Milan.

E assim a Itália descobriu um novo Gigi para idolatrar, depois de dizer adeus a Gianluigi Buffon.