Pe. Alain Mayama novo superior Geral dos Espiritanos

Pe.  Alain Mayama novo superior Geral dos Espiritanos

Trata-se do primeiro Superior Geral vindo de África.

Reunido em Bagamoyo, na Tanzânia desde 3 de Outubro, o Capítulo Geral dos Espiritanos, elegeu neste 18 de Outubro de 2021 como novo Superior Geral o Pe. Alain Mayama, membro da província do Congo Brazzaville e actual Assistente Geral, em Roma.

O Padre Alain Mayama nasceu no Congo Brazaville em 1971. Fez a sua Profissão Religiosa em 1999. Foi Ordenado Padre em 2000.

Iniciou a sua vida Missionária nos Camarões na Formação, como responsável. Estudou nos EUA e foi responsável pela Capelania do Hospital em Port Huron, Detroit, de 2007 a 2008. Continuou a sua Missão de Formador em Libreville, no Gabão de 2008 a 2011. Neste ano regressou ao Congo Brazzaville para exercer o cargo de Superior Provincial. No Capítulo Geral realizado aqui em Bagamoyo em 2012, foi eleito Assistente Geral, cargo que exerceu em Roma até agora.

Foi providencial a eleição neste dia 18 de Outubro em que a igreja celebra a festa de S. Lucas, o evangelista da Misericórdia. São dele as palavras de abertura da Regra de Vida Espiritana: ‘O Espírito do Senhor está sobre mim porque Ele me ungiu. Enviou-me a anunciar a Boa Nova aos pobres, a proclamar a libertação aos cativos e a dar a vista aos cegos, a mandar em liberdade os oprimidos, a proclamar um ano favorável do Senhor’ (Lc 4,18-19).

Saudado pela Assembleia Capitular, o Alain Mayama terá a missão de animar os mais de 2500 Missionários Espiritanos a trabalhar em mais de 60 países nos cinco continentes, também deverá acolher e animar os milhares de Leigos que partilham a Espiritualidade e a Missão Espiritana.

Invocamos sobre ele a força do Espírito Santo para que nunca lhe falte, a ele e ao seu Conselho, a inspiração e a coragem.