Papa apela à valorização dos idosos, na Igreja e na sociedade

Papa apela à valorização dos idosos, na Igreja e na sociedade

O Papa apelou à valorização dos idosos, na Igreja e na sociedade, anunciando hoje o tema para o II Dia Mundial dos Avós, que a Igreja Católica vai celebrar a 24 de Julho.

O” tema escolhido pelo Santo Padre para a ocasião é ‘Dão fruto mesmo na velhice’ (Sl 92, 15), e pretende destacar o quanto os avós e idosos são um valor e um dom, tanto para a sociedade quanto para a comunidade eclesial”, assinala o Vaticano, em comunicado de imprensa.

A celebração do II Dia Mundial dos Avós e dos Idosos convida a valorizar estas pessoas, “tão frequentemente deixadas às margens das famílias, das comunidades civis e eclesiais”.

“A experiência de vida e de fé deles pode contribuir, com efeito, para construir sociedades conscientes das suas próprias raízes e capazes de sonhar um futuro mais solidário”, pode ler-se.

A Santa Sé destaca que o convite do Papa “a dar ouvidos à sabedoria dos anos” se revela “particularmente significativo no contexto do caminho sinodal que a Igreja tem empreendido”.

O Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida (Santa Sé) convida as paróquias, as dioceses, as realidades associativas e comunidades eclesiais do mundo inteiro a “encontrarem as modalidades para celebrarem essa jornada, cada qual no seu contexto pastoral”.

O organismo do Vaticano vai partilhar, em breve, ferramentas pastorais para as comunidades católicas.