M23 volta ocupar cidade na zona leste da RDC

M23 volta ocupar cidade na zona leste da RDC

A cidade de Mweso, no território de Masisi, foi novamente ocupada pelos rebeldes do M23, na manhã desta terça-feira, 28, após violentos confrontos com as FARDC (Forças Armadas da República Democrática do Congo).

De recordar que desde 13 de Março, os rebeldes do M23 haviam desocupado a cidade de Mweso, depois de terem anunciado a sua intenção de se retirarem de vários cargos.

Segundo a imprensa local, “moradores que haviam acabado de voltar para as suas casas fugiram novamente em várias direcções”.

Embora tenha se retirado de Mweso, fontes apontam que o M23 manteve várias outras posições estratégicas em Bashali Mokoto, o que terá lhes permitido ocupar outras entidades em direcção a Mpati, Kivuye e além, tendo como objectivo final chegar a Kashuga.

“A população ficou totalmente desorientada e mercadorias e outros bens foram abandonados no mercado de Buhambwe na manhã de hoje”, informam populares, que afirmam ainda que o M23 atacou as posições das FARDC em Kasiza, a 3 quilómetros de Bihambwe, no Leste da RDC.