EUA deixa de exigir vacinação contra Covid quem entra no país

EUA deixa de exigir vacinação contra Covid quem entra no país

Os Estados Unidos vão levantar no dia 11 de Maio a obrigação de vacinação contra a covid-19 no que diz respeito aos funcionários federais e viajantes internacionais que chegam por via aérea, anunciou hoje a Casa Branca.

Acabar com a obrigatoriedade da vacina corresponde ao fim do estado de emergência sanitária decretado por Washington em Janeiro de 2020.

Os Estados Unidos são oficialmente o país que pagou o preço mais elevado devido à pandemia, com mais de um milhão de mortos.

Desde Janeiro de 2021, ou seja, desde a posse do Presidente Joe Biden, "as mortes devido à covid-19 diminuíram 95% e as hospitalizações quase 91%", explica o executivo norte-americano em comunicado.

Acrescenta que, num momento em que 270 milhões de norte-americanos receberam pelo menos uma dose da vacina contra a covid-19, o país já não está "na mesma fase da resposta à pandemia" do que quando aquelas obrigações foram postas em prática.

As medidas tomadas para conter a pandemia de covid-19, e em particular a obrigação de vacinação, deram origem a debates políticos intensos nos Estados Unidos.